quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A geração "Pontocom e as minhas aulas




O texto "Aulas de violino" apresenta uma aula onde a professora parte da pratica para a teoria, ela envolve os alunos e mescla suas aulas com conhecimentos teóricos, usando metodologias diferentes para alcançar seus objetivos. Não foi preciso muitos recursos para o sucessos de sua aulas, ela não abriu mão dos conceitos, mas os colocou de maneira interessante, despertando o interesse dos alunos.

Muitas vezes em minha prática de ensino, tentei ser como a professora de violino, mas nem sempre os resultados foram satisfatórios, embora minhas intenções fossem as melhores.

Ocorre que nossos alunos, a geração "PontoCom" exige muito mais do que conceitos, exposições 0rais, atividades de fixação...Esta geração é rápida no raciocínio e têm acesso a informações que às vezes nem nós professores temos e dominam com mais facilidade os canais de comunicação.Uma boa aula deve ser preparada com ferramentas diferentes para serem usadas de acordo com os objetivos propostos, levando em conta o tipo de aluno.

-No texto a professora, para alcançar seus objetivos preparava as aulas de acordo com seus alunos, e assim dever ser, pois o contexto pode ser diferente mas os objetivos são parecidos, e o professor deve estar preparado para qualquer situação e suprir as necessidades de seus alunos, utilizando várias estratégias, deve perceber o momento para usar o tradicional e até onde pode ir, intercalando às novas metodologias e ferramentas .

Um comentário:

  1. Andrea
    Realmente o desafio em sala de aula é constante.
    Vamos continuar a buscar novas alternativas para atrelar teoria e prática e contextualizar saberes

    ResponderExcluir